FORMAÇÃO

Cooperação entre o ITA e a indústria é exemplo na educação superior

Mais de 1,6 mil engenheiros já foram formados em parceria com a EMBRAER
Publicada em: 20/04/2023 10:39
Imprimir
Fonte: ITA, por Aspirante Leonardo
Edição: Agência Força Aérea

Representantes do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizaram, em Brasília (DF), um encontro para discutir os resultados obtidos em parcerias entre a Instituição e a indústria. Durante visita à sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que aconteceu no início do mês de abril, foram apresentados exemplos positivos, como a cooperação entre o ITA e a Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), por meio do mestrado profissional, que já formou mais de 1.600 engenheiros em duas décadas.

O reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, falou sobre a importância do trabalho do Instituto. "O trabalho de pós-graduação do ITA possui características próprias que fomentam pesquisas ligadas às necessidades da indústria e da Força Aérea Brasileira, auxiliando diretamente no desenvolvimento do país”, destacou.

Para a Presidente da CAPES, Mercedes Bustamante, essa cooperação trata de um tema presente nas discussões do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). "A fundação agora está rastreando as publicações que têm coautoria com pessoas da indústria para olhar o impacto econômico”, afirmou.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação do ITA, Professora Doutora Emilia Villani, que também integra a comissão responsável pela elaboração do novo PNPG, ressaltou que estreitar laços com a CAPES é essencial por se tratar de um dos mais importantes órgãos relacionados à pesquisa acadêmica. “É a oportunidade de dar ainda mais visibilidade para nossa pós-graduação e aos resultados de sucesso que obtemos”, lembrou.

Também participaram do encontro o Vice-Reitor do ITA, Professor Doutor Jesuíno Takachi Tomita, e o Pró-Reitor de Administração, Coronel George Luiz Guedes de Oliveira. Atualmente, o ITA conta com cerca de 1.400 alunos no programa de pós-graduação.

ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de graduação em Engenharia; pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado; pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.

Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil.

Confira mais informações no site do ITA, clicando aqui.

Fotos: CGCOM / CAPES